sexta-feira, 9 de novembro de 2012

SEGURA COMEÇOU O SOCIAL GOOD BRASIL

Social Good Brasil 
-- Conectados Transformamos --


Para quem acompanha o Lounge Empreendedor, não é segredo a minha admiração pelo diretor de marketing da IBM Brasil, Mauro Segura. Adoro o blog A Quinta Onda, adoro a forma como ele encara o “pseudo” poder das mídias sociais e o real poder da comunicação colaborativa e da transformação do mundo dos negócios.
Pois, então... Foi com ele que o ciclo de palestras do Social Good Brasil começou na noite do dia 06 de novembro em Florianópolis.
Que vivemos a era da tecnologia pervasiva tenho certeza que ninguém mais duvida. Talvez nem todos saibam o que pervasiva vem a ser, mas fica mais simples se eu disser que significa que estamos o tempo inteiro conectados, que vivemos com algum aparelho que nos liga à internet na mão, seja no show, no trabalho, no banheiro ou na própria palestra. Vivemos o tempo da computação social.
Enquanto muito se fala sobre a mudança da internet, na realidade, vivemos o tempo da computação social. Um tempo que leva as empresas para um modelo de gestão cada vez mais horizontal e com uma dinâmica de poder cada vez mais distribuído; onde organizações, chefes e escritórios são conceitos em decomposição e que nos impulsiona a pensar novos ambientes e paradigmas.
Mas como isso é complicado, né?!? Na real, as empresas vivem o dilema da chegada de uma nova geração aos seus corredores e de uma antiga prática em seus manuais. O home office, que parecia uma prática distante para os mais velhos, é cada vez mais comum em muitas empresas e já é quase uma pressão cultural quando se fala em qualidade de vida e sustentabilidade. (já falamos sobre isso aqui no Lounge Empreendedor)
Não dá mais para fechar os olhos. Se você lidera uma equipe, dificilmente irá comandá-la pelo controle, mas pela inspiração. Lidere por, para, com e pelas pessoas! Acredite: a grande capacidade inovadora das empresas está em qualquer pessoa e qualquer lugar e não atrás de uma porta de um departamento com uma placa escrito inovação!
Como diz Mauro Segura, hoje o mais importante dentro das empresas é o potencial dos funcionários; basta dar-lhes significado no que realizam. Mauro assegurou que enquanto alguns acreditam que a inovação se reflete apenas em um produto novo, algo revolucionário; ela pode estar presente nas mais simples ações de qualquer funcionário que saiba como a empresa pode melhorar e onde estão suas falhas. E normalmente, é essa pequena mudança que acaba fazendo toda a diferença nas pequenas empresas: um freezer que afastado da parede economiza energia, um corte diferenciado no tecido para a roupa a ser fabricada, um ingrediente novo ou uma nova receita no cardápio, uma ação de marketing que atrai novos clientes.
E por falar em marketing, a apresentação do autor do blog A Quinta Onda não poderia acabar sem uma fala sobre a jornada das empresas nas mídias sociais. Depois da fala de Mauro, não resta dúvida de que há um paradoxo entre aquilo que se fala e aquilo que se faz pela alta liderança nas 500 maiores companhias presentes na lista da revista Fortune. Ah! E claro, “ só lá” (Sim, fui irônica agora...rs...).
Enquanto a maioria reconhece a importância das redes sociais para o engajamento, empoderamento e inovação, apenas 30% está presente em alguma plataforma de interação social, sendo que 19% têm perfil no Twitter, 8% no Facebook, 26% no LinkedIn (um rede com plenas condições para uma boa interação profissional) sendo que a grande maioria sem nenhuma conexão e apenas 6 CEOs contribuem para algum blogs.
Medo? Falta de tempo? Invasão de Privacidade? Na verdade, as principais barreiras para os líderes dedicarem tempo maior às mídias sociais são: abalo à reputação da empresa, cuidado com a segurança das informações e redução na produtividade da equipe.
Barreiras que, na verdade, são facilmente destruídas com argumentos de quem a anos vem convivendo no ambiente em que compartilhar é muito mais importante do que controlar. Por isso, adoro Mauro Segura!

2 comentários:

  1. Ana. Adorei o seu post. foi o sumário mais legal que já vi até agora a respeito de uma palestra minha. Vou retuítar. Parabéns pelo blog e por todo carinho comigo. Conte comigo em tudo que precisar.
    Estou sempre disponível: msegura@br.ibm.com
    abraços.
    Mauro.

    ResponderExcluir
  2. Ana, trabalhei com Mauro Segura por alguns anos na Intelig e seu sucesso espelha a sua luz, e sua gentileza, educação e atenção para com todos!
    Você também é uma pessoa iluminada e merece essa reciprocidade!
    Parabéns pelo artigo, pela sua percepção!
    Parabéns pelo sucesso!
    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.
Ficarei feliz em conhecer sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Preferidos do Lounge Empreendedor

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição Uso Não Comercial